Batismo: ritual para iniciar o aluno à Capoeira após um período de mais ou menos 06 meses. Deverá o aluno dominar movimentos básicos. É o momento de maior sensação do aluno, consiste em uma queda que o mestre executa no aluno, no decorrer do jogo. Após esta queda o aluno jamais deverá ficar vulnerável nas quedas e carregar sempre consigo o lema: “CAPOEIRA NÃO CAI, ESCORREGA”.
Troca de Corda: a troca de corda acontece após o aluno ter sido batizado. Na categoria iniciante após cada seis meses, na categoria graduado após um ano. Na troca de corda não é necessário que o aluno vá ao chão, mas alguns professores insistem nesta questão.
Formatura: momento mais esperado pelo aluno. Nesta ocasião é cortado o cordão umbilical com a mãe academia. Neste momento ele nasce para o mundo dos estilos, técnicas e por conta própria amplia seus conhecimentos, criando seu próprio estilo. Por volta de oito anos de treino continuo pode acontecer à formatura. A formatura é um ritual parecido com o batismo, com diferenças necessárias em função do estagio avançado. Para a avaliação, o formando joga com outros formados de vários grupos dependendo do responsável pelo evento, o jogo ser feito no toque de IUNA.